A nossa tremenda ignorância sobre o maior subsistema existente na Terra



Todos sabemos que a água é um elemento vital para a nossa sobrevivência. É tão importante que em poucos dias sem água, os lábios desapareceriam, as gengivas ficariam negras, o nariz diminuiria para cerca de metade e a pele contrair-se-ia à volta dos olhos dificultando o pestanejar.

No total, 60% da superfície do planeta é constituída por oceano com mais de 1,6 km de profundidade e, de acordo com Philip Ball, seria mais correto chamar a nosso planeta Água do que Terra. A percentagem de água doce do nosso planeta é de 3%, encontrando-se 0,036% nos reservatórios naturais, rios e lagos, 0,001% nas nuvens ou na forma de vapor.
  
Se a água doce é tão escassa porque é que nós não bebemos água do Mar?
Apesar da água do mar existir em grandes quantidades, esta pode ser letal, devido aos sais que contém. Mesmo precisando de sal para viver, a água do mar contém cerca de 70 vezes mais do que a quantidade que conseguimos metabolizar com segurança.

Figura 1 - Mar morto

Um litro de água do mar contém cerca de 2,5 colheres de sal comum, mas quantidades muito maiores de outros elementos dissolvidos. Assim, quando ingerida em grandes quantidades, irá fazer com que as moléculas de água existentes nas células saiam destas para diluir e retirar essa quantidade excessiva de sal. Isto deixa as células desprovidas da água de que precisam para continuar as suas funções normais, o que pode levar a gerar problemas tais como: convulsões, inconsciência, danos cerebrais e os rins podem deixar de funcionar, uma vez que o sangue transporta esses sais para estes.




                                                 
Sabias que …
As batatas têm na sua consistência cerca de 80% de água, os bovinos têm cerca de 74% de água, as bactérias têm cerca de 75%, os tomates têm cerca de 95% e o ser humano tem cerca de 65% de água sendo assim mais líquido do que sólido.
-
Foram necessárias 4h para descer 10.918 mil metros em profundidade na fossa das Marianas.
-
água em lagos e rios, quando congela, dilata e flutua. Caso não dilatasse, a água congelar-se-ia de baixo para cima e congelaria toda a vida que lá existisse.
-
As profundidades dos oceanos são um mistério para o ser humano, a escuridão é notável ao fim dos 150 m de profundidade.



Inês Loureiro, Inês Catarino, Isa Oliveira, Luís Cruz e Maria Barreto

Referências bibliográficas
Bryson,B.(2005). Breve história e quase tudo (3.ªed). Lisboa: Quetzal Editores.

Skool, A. (2017/04/04). What happens when you drink seawater? Disponível em https://youtu.be/Nu6A-eZ05fE

Boscolo. (2017). La Giordania e il Mar Morto. Disponível em https://www.boscolo.com/it/viaggi/itinerari-su-misura/la-giordania-e-il-mar-morto
 







Comentários

Mensagens populares